quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que são drogas? Definições e substâncias Narcótica e toxicomania.


Droga é toda e qualquer substância,natural ou sintética que,introduzida no organismo modifica suas ações(deixa você mais grosseiro,mais relaxado,doente,completamente maluco,etc.).
Toxicomania:É um estado de intoxicação periódica ou crônica,nociva ao indivíduo  e à sociedade,determinada pelo consumo rápido de drogas.Características:Querer usar muito a droga,tendência a aumentar a dose  e dependência de ordem psíquica.
Abstinência Narcótica: Independente do sexo ou da idade, na gravidez ou não, sempre que se suspendem de forma abrupta os narcóticos, podem eclodir numa pessoa viciada nestas drogas.
As primeiras Abstinências de 4h: ansiedade e querer  aquela droga mais uma vez.
As primeiras de 8h: ansiedade, procura de droga, lacrimejamento, coriza intensa, etc.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Consequências do usuário

Transtorno Psicótico
É um conjunto de fenômenos psicóticos que ocorrem durante ou imediatamente após o uso de drogas e que são caracterizadas por alucinações, ilusões, delírios e/ou idéias de referência, transtornos psicomotores e afeto anormal. O transtorno tipicamente se resolve, pelo menos, parcialmente, dentro de 1 mês e completamente dentro de 6 meses e, é influenciado pelo tipo de substância envolvida e pela personalidade do usuário. Há que considerar sempre a possibilidade de um outro transtorno mental estar sendo agravado ou preciptado pelo uso de substância psicoativa; ex. esquizofrenia, transtorno afetivo, transtorno de personalidade de tipo paranóide ou esquizóide. 


Delirium Tremens
É um estado toxicoconfusional breve, mas ocasionalmente com risco de vida, que se acompanha de perturbações somáticas. É usualmente uma consequência de uma abstinência absoluta ou relativa do álcool, em usuários gravemente dependentes com uma longa história de uso. Os sintomas prodrômicos incluem insônia, tremores e medo, podendo haver convulsões. A clássica tríade de sintomas inclui obnubilação da consciência e confusão, alucinações e ilusões vívidas de todo o sensório e tremor marcante, (delírios, agitação, inversão do ciclo do sono (insônia, troca do dia pela noite) e hiperatividade autonômica, estão usualmente presentes).


Estado de Abstinência
É um conjunto de sintomas, de agrupamentos e gravidade variáveis, ocorrendo na ausência relativa ou absoluta de uma substância, após seu uso repetido, prolongado e com altas doses. A abstinência pode ser complicada por convulsões e delirium. A abstinência, em outras palavras, é quando o usuário está sem o uso das drogas, e precisa sustentar o vício.





Abuso de Substância
O abuso de substâncias (álcool e maconha) é um problema comum em pacientes esquizofrênicos, atingindo até 60% destes; piorando com o progredir da doença a interferindo com a aderência do paciente ao tratamento. Uma hipótese importante para explicar comorbidade é que o abuso de substâncias poderia causar ou precipitar a esquizofrenia indivíduos vulneráveis. Em outras palavras, é a overdose.

 

Como as drogas são classificadas

Depressoras-Substancias que diminuem a atividade cerebral, deixando os estimulos mais lentos

Estimulantes-Aumentam a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais rápidos.

Pertubadora-São substancias que fazem o cérebro funcionar, mas de uma maneira estranha (a pesoa faz loucuras de dia, tarde e noite).

Há vários tipos de efeitos uns ruins e outros bem piores, então se previna delas, fique bem longe de estranhos.
Como se prevenir: não cheirar coisa estranhas (como um pó branco), não aceitar ou comprar doces, materiais de estranhos e se alguem lhe pedir ara fumar ou cheirar aquela coisa que você considera estranha, não aceite.
Tratamentos:se apessoa estiver muito drogada, ela terá que fazer um longo tratamento, onde será na clínica. A pessoa passará por uma séria de exames, terá que tomar vários remédios, para os não víciados, passará por uma psicoterapia.